Tendência 03
Mais inclusão
A era da colaboração


A demanda por opções de autoatendimento não é só uma tendência — é uma expectativa. No entanto, muitos consumidores se dizem decepcionados com as opções de autoatendimento comumente oferecidas. Até pouco tempo, essa decepção era devido às opções mal sinalizadas, desenvolvidas ou mantidas. Porém, hoje, essa decepção se deve à demografia.
De mercados on-line e marcas D2C a serviços de assinatura para produtos físicos, consumidores mais velhos estão se movendo cada vez mais em direção à digitalização. E essa mudança está sendo motivada por razões financeiras, buscas por valor ou uma aceitação de que é a hora de abraçar o futuro.
Diferentes demografias têm preferências variadas para aprendizado e absorção de informações, o que deve ser considerado nas estratégias de integração e suporte. Isso pode incluir oferecer voz e chatbots ou fornecer solução de problemas em diversos formatos didáticos — como documentação, ilustrações e vídeos.
Novamente, ser capaz de disponibilizar mais opções e apresentar as mesmas informações em vários formatos agora é possível para a maioria das empresas devido aos recursos prontos para uso da IA generativa.
Ferramentas de geração de imagem, vídeo e conteúdo podem ser usadas com prompts moldados por meio de personas de clientes cuidadosamente desenvolvidas e os resultados ajustados com base no feedback e no desempenho conforme as opções são lançadas.
Ao reconciliar diferentes expectativas, as marcas têm uma grande oportunidade de serem criativas na educação, integração e suporte a grupos demográficos mais velhos para que saibam como usar plataformas digitais, como solucionar problemas e como resolver problemas persistentes, mas menores, de uma forma que atenda às preferências de autoatendimento de gerações mais velhas e mais jovens.

Case
Como uma marca automotiva líder criou uma solução de autoatendimento orientada por voz

Desafio
Nosso cliente, a divisão de serviços financeiros de uma grande marca automotiva europeia, enfrentou um problema recorrente: quando os clientes esqueciam seus detalhes de login e precisavam gerar uma senha de uso único (OTP), eles estavam ligando para agentes para concluir o processo em vez de usar o serviço online automatizado.
Isso resultou em tempos médios de atendimento mais longos, aumento de custos operacionais e desvio de recursos de tarefas mais complexas.
Solução
Esse problema existia porque um grupo demográfico importante esperava opções de autoatendimento em seu canal de escolha — o telefone. Então, desenvolvemos um voicebot com IA generativa, capaz de lidar com drivers de contato comuns e de escalar para acomodar necessidades futuras.
O bot interage com os clientes para coletar todas as informações necessárias para gerar uma nova senha. Depois que os dados são validados, ele transmite essas informações com segurança para os mesmos sistemas internos usados para solicitações de senha online, garantindo uma experiência consistente, rápida e segura em todos os canais.
Resultados
Em apenas seis semanas de implementação, o voicebot de senha única atingiu uma pontuação CSAT de 74%. Nos primeiros 90 dias, a solução reduziu o volume médio de chamadas em 5%, economizou 10.000 minutos de tempo do agente e lidou com 9.000 interações com uma taxa de contenção de 71%.
A resposta positiva permitiu que nossas equipes estendessem os recursos do bot para fornecer informações e orientação para clientes que buscam um formulário de isenção de impostos ou solicitam aconselhamentos específicos. Em seis semanas, o bot atingiu um CSAT de 70% para este serviço e em dois meses ambos os bots estavam com uma média de 82% de CSAT.
As projeções de pré-implantação com base nas melhores práticas existentes do setor previam uma redução de 5% dos contatos ativos e uma taxa de contenção de 65% após 12 meses. A solução está, em vez disso, a caminho de atingir sua meta do segundo ano — uma redução de 20% nos contatos ativos — em seu primeiro ano de implementação.
de redução imediata nos volumes de contato ao vivo
de CSAT
na taxa de contenção imediata
de interações em quatro meses