Tendência 01
Super suporte
Bem-vindo à era do agente hiper prestativo


Graças à IA, 2025 será o ano do CX hiper personalizado. Embora os avanços tecnológicos estejam fornecendo às marcas oportunidades sem precedentes para entender e se envolver com seus clientes, a tendência real que esses avanços permitirão é um suporte super prestativo.
No mundo do CX, as tecnologias, ferramentas e processos que consistentemente oferecem o melhor retorno sobre o investimento são os que liberam a equipe de atendimento ao cliente para se concentrar em agregar valor à construção de relacionamento.
Mudanças simples, mas impactantes — como automatizar tarefas repetitivas, habilitar opções de autoatendimento e consolidar informações em uma única interface — podem gerar benefícios extraordinários. Essas melhorias aumentam as taxas de resolução no primeiro contato, minimizam os tempos médios de espera, agilizam o trabalho pós-chamada e otimizam as taxas de ocupação. E, por sua vez, isso normalmente também leva a menos absenteísmo e menor rotatividade de agentes, menor custo de atendimento e maior nível de entrega de CX.
Por causa de sua capacidade imediata de aumentar ainda mais o desempenho e a produtividade do agente, a IA generativa vai elevar níveis novamente. Por exemplo, chatbots voltados para colaboradores podem auxiliar agentes durante interações ao vivo recuperando rapidamente informações de vários sistemas, eliminando a necessidade de pesquisar em várias plataformas. Isso não apenas acelera os tempos de resposta, mas também garante precisão e consistência nas informações fornecidas aos clientes.
A IA generativa pode capturar conversas automaticamente, analisar insights e sentimentos e gerar resumos pós-chamadas. Isso reduz processos trabalhosos para agentes e fornece insights mais precisos do cliente que beneficiam toda a organização.
Enquanto isso, o conteúdo on-brand e on-message pode ser gerado em escala industrial para auxiliar agentes na elaboração de e-mails ou na melhoria de interações de chat online.

Cases
Como a IA transformou o treinamento de agentes para uma marca líder global em hospitalidade

Desafio
Nosso cliente, um líder global em viagens e hospitalidade, lutava contra alta rotatividade de colaboradores, o que afetava sua capacidade de fornecer um suporte multilíngue consistente e escalar operações para a demanda sazonal.
Solução
A análise revelou que o treinamento já existente melhorou soft skills essenciais, mas falhou em preparar os agentes para a diversidade e o volume de interações do “mundo real”. Essa desconexão contribuiu para alta rotatividade e dificuldades em atingir metas como resolução de casos, tempos médios de atendimento e NPS. Para lidar com esses problemas, implementamos nossa plataforma AI Trainer, que oferece centenas de simulações multilíngues geradas por IA com base no histórico de interações com clientes.
A plataforma rastreia a competência dos colaboradores em treinamento, avaliando habilidades e fases essenciais das conversas com clientes, da saudação ao acompanhamento, fornecendo suporte em tempo real. O AI Trainer também cria um ambiente realista e sem riscos para novos contratados praticarem o uso de ferramentas e sistemas enquanto gerenciam consultas de clientes por voz ou chat, simulando volumes reais de contato.
Resultados
O AI Trainer contribuiu para uma redução significativa nas taxas de rotatividade de agentes, que caíram para 0,1%. O NPS aumentou de 32 para 44 pontos, enquanto o AHT caiu 12% e os casos resolvidos por dia aumentaram 28%.
Melhoria de 12
pontos no NPS
de queda na rotatividade de agentes
de melhoria na produtividade dos agentes